Em primeiro lugar, quanto à pergunta "No acampamento, que faz o escuteiro?", fomos buscá-la à canção dos escoteiros brasileiros (?): Stodola (Brilha a fogueira).
Ainda com as imagens bem frescas do nosso acampamento, que se realizou em Carvalhedo, Dume, perto do campo de aviação, de 1 a 3 de Julho, em jeito de entrevista, vamos então responder ao essencial:
Leitor/a (L) - No acampamento, que faz o escuteiro?
FNA - Muito trabalho, durante o dia inteiro, como diz a canção.
L -Entre o montar e o desmontar, quais foram as principais actividades deste acampamento?
FNA - Depois de termos montado o pórtico, a tenda da recepção, as tendas dos participantes, a cozinha, o refeitório, a casa de banho, o mastro para as bandeiras, a água, a luz, o espaço do fogo (luz) do conselho... tocamos e cantamos muito; cozinhamos, comemos, bebemos, conversamos; fomos à missa a Palmeira, no Sábado ao fim da tarde; à noite tivemos o "fogo de conselho"; no Domingo, de manhã fizemos uma caminhada por Dume-Merelim-Dume;
L - Quantas pessoas estiveram naquele espaço?
FNA - Campistas 10, mais umas 20 visitas, de Sábado (entre as quais três elementos da Junta de Freguesia) e de Domingo (o quarteto dos nossos vizinhos e amigos, mais próximos).
L - Que tal o "Fogo de Conselho"?
FNA - É sempre aquele momento lindo, alegre e descontraido, recheado com canções, piadas, jogos...
L - Li, no texto anterior, que "O levantamento de ideias para o programa da FNA, 2011/2012, que pretende ter uma maior acção social na comunidade" seria um dos pontos fortes deste acampamento. Podemos conhecer algumas dessas ideias?
FNA - Por enquanto ainda não. Será certamente o tema do nosso próximo texto, tema que iremos aprofundar durante o jantar também de avaliação, que teremos amanhã à noite, na sede (Casarão).
L - Podemos ver algumas fotos?
FNA - Aqui estão.